sábado, 24 de janeiro de 2009

Os limites do capital são os limites da Terra


Optei por tratar neste primeiro post de um assunto que considero fundamental: os limites do planeta Terra. Grandes institutos que acompanham sistematicamente o estado da Terra anunciam: a humanidade está consumindo um planeta inteiro e mais 40% dele que não existe!


Li um artigo esta semana no site http://www.akatu.com.br/ (instituto pelo consumo consciente) do Leonardo Boff, teólogo, escritor, professor emérito de ética da UERJ e membro da Comissão da Carta da Terra. Neste artigo Leonardo afirma que na atual crise, a questão principal não é salvar o sistema econômico, e sim a humanidade. Reproduzo abaixo um dos parágrafos do artigo e incentivo todos a lerem na íntegra e repensar sobre a maneira como está contribuindo para consumir menos do planeta Terra.


"A crise atual constitui uma oportunidade única de a humanidade parar, pensar, ver onde se cometeram erros, como evitá-los e que rumos novos devemos conjuntamente construir para sair da crise, preservar a natureza e projetar um horizonte de esperança, promissor para toda a comunidade de vida, incluídas as pessoas humanas. Trata-se sem mais nem menos de articular um novo padrão de produção e de consumo com uma repartição mais equânime dos benefícios naturais e tecnológicos, respeitando a capacidade de suporte de cada ecossistema, do conjunto do sistema-Terra e vivendo em harmonia com a natureza."

Nenhum comentário: